quarta-feira, 4 de março de 2009

Taurinas


Hoje aqui em casa recebemos a visita de uma tia-avó muito querida, Tia Carmem.

Tia Carmem completa 81 anos no mês de abril e veio fazer uma de suas visitas vespertinas, como é de costume.

Invariavelmente, quando ela vem, sempre traz algum agrado e hoje não foi diferente.Nos sentamos á mesa e comemos seu bolo de laranja, delicioso.Gosto de recebê-la aqui pois podemos ouvir suas histórias, algumas repetidas sem perceber- haja visto a idade-, mas sempre fidedignas às que ainda tenho em memória.

Logo quando ela me viu, sentada á mesa, disse que eu estava bonita e perguntou sobre "os namorados", respondi "ah tia, tô sozinha, larguei o último tem pouco tempo e tô feliz assim.Ela sorriu.

Passado alguns pedaços de bolo e copos de coca-cola, naquela nossa conversa sempre sobre seu passado, ela falou do seu grande amor.

Nos contou sobre o comportamento do ex-marido e sobre como aguentou á duras-penas seus distratos e traições , até que rompeu o matrimônio e conheceu Sr Lima , seu grande amor:


-O "verme" - falo assim por quê nem o nome dele digo mais- vivia com as putas e as vagabundas por aí, nunca se importou com meu amor enquanto eu sofria e o queria.Só fazia mais sangue em cima de minhas feridas.E eu, sofria calada aguentando tudo pelo amor que eu sentia.

Até que um belo dia eu disse á ele "Vamos bater um papo", eu e você , e ele meio que surpreso respondeu que sim.Pedi a ele que pegasse papel e caneta e anotasse algumas coisas.Logo assim que pegou eu disse :

-Anote o mês, o dia e o ano.Anote as horas também.

Ele o fez.

-Agora dobre o papel e guarde-o com você.

E ele surpreso, perguntou o por quê de tudo aquilo .

-A partir do dia de hoje - guarde esta data- tenho dito : Sua veste não encosta nunca mais em mim.

Disse a Tia que ele riu-se como que irônicamente e virou as costas.

Depois desse dia ela conta ter apagado o passado e se aberto á vida e a um grande amor,amor esse que apareceria logo depois.


Grande - Amor ou Sr Lima


Com Sr Lima ela passou os melhores ano da vida, e teve as mais inesquecíveis danças nos bailes dos anos 60.Lima tocava Clarinete e era Capitão da Cavalaria da PM/SP na época.
Ela e o Capitão - como ela mesma diz- vivem essa história de amor até hoje.Testemunhas são as fotos, cartas, ligações, flores e visitas. No entanto vivem em casas separadas por falta de aceitação de um dos meus primos.

Discorrida sua retórica, Tia Carmem ficou com um semblante nostálgico e a face - eu bem poderia dizer- tinha um viço daqueles que só apaixonados tem.

Eu fiquei quieta, diante de tantas emoções que me despertaram sua história de vida e de amor. Como este meu faro "curioso" não sossega nunca, perguntei-lhe:

-Tia, mas e o Tio Manuel ?

Ela respondeu que continuava com outras novas putas em algum lugar e que cansara de buscar seu perdão.Disse também que durante anos ele implorara - de se ajoelhar em lugares públicos- perdão e o casamento de volta. Ela, decidida, jamais aceitou.

Diante de toda aquela história eu buscava na minha cabeça um passado ainda pouco recente, de quase os mesmos acontecimentos, em devidas proporções de angústia e deslealdade.Pensei-me bem aqui por dentro, e senti por mim um acréscimo de afeto e estima.Percebi que apenas as grandes mulheres se arriscam fora do sofrimento e de relacionamentos dolorosos. Quanto á traição ,com muitas e várias putas, não me consta - até onde eu sei- ter ocorrido;Agora quanto á deslealdade e toda a sorte de sordidez que um homem pode cometer, dessas todas saboreei o gosto amargo.

Nunca considerei -como Tia Carmem- a infidelidade um mal dos piores.É o menor.Considero absolutamente a deslealdade o pior dos males. Por isso aceito qualquer comportamento por amor, exceto este.

Logo na despedida ela falou acerca de seu próximo aniversário que é em abril. Minha mãe sorriu - talvez achasse graça da esperança dela de mais uma comemoração- e contou a ela que eu era taurina também.


Graça ou desgraça-nunca se sabe-,são todas as chances que podemos nos dar pra sermos felizes.Me sinto uma vitoriosa por negar e renegar de todo o meu coração um homem que me esmagava sobrepondo outra f r e q u e n t e m e n t e no "meu" lugar.

Amo o meu signo, me identifico com cada aspecto.

Teimosa,determinada,sensual,inteligente e bela. Sim. Em gênero , número e grau.


Hoje descobri que as mulheres que dizem NÃO se amam.Verdadeiramente.
Descobri também que depois do NÃO , surge o "príncipe encantado" á cavalo (neste caso um Capitão da cavalaria ).


Esse post é dedicado a Taurina que brevemente completará seus 81 anos:

Dona Maria do Carmo Martinez, melhor dizendo ,Tia Carmem.

2 comentários:

Ana Lígia disse...

adoooorei a Prosa, querida!!

Gostosa de ler... e a hist também é ótima... Parabéns... e continua escrevendo... vê e não apaga!!!


beijoss

Anônimo disse...

Nunca me senti tão apedrejado, lendo um texto...sumi.