sexta-feira, 27 de março de 2009

Profissão: Paixão - Parte I

Ah, queria contar a vocês tantas coisas.Principalmente quero falar do curso.
A Metodista modificou neste ano os módulos de ensino com um lema que, resumido, é mais ou menos assim: Jornalista é multi-meios.
Pois bem, neste semestre estou tendo aulas de rádio/ tevê, e MEO DEOS, como é incrível a "cozinha" destes formatos.Na última quinta,26, fiz minha primeira apresentação de um programa de rádio.O texto que narrei foi composto por mim, e como éramos um trio, os outros dois colegas redigiram e narraram os seus respectivos textos.
Pra começar, na semana anterior teríamos como pauta escolher um tema, individualmente e posteriormente, fazer uma reportagem sobre ele.Não sei por quê cargas-d'água eu escolhi ECONOMIA...e corajosa que sou, me lancei por entre deflação, superávit,investimento,cotação etc.
Minha notícia foi sobre a baixa no barril de petróleo e uma possível queda nos preços da gasolina.
p.s1.: Caro leitor, sejamos coerentes!Com a baixa do barril de petróleo a gasolina deveria cair e não subir como vem ocorrendo, certo ?Errado. A Petrobrás é quem lidera o setor no Brasil- absoluta-,e por conta de incentivar o superávit, o governo atual não altera, tampouco é enérgico quanto a alteração de preços, cedendo assim ao preço imposto por ela.Questões tupiniquins que, melhor dizendo, são T U P I N I Q U I N S.Assim sendo, estamos subordinados á torcer pra que suas finanças se estabilizem, e a S/A nos faça o favor de abaixar os preços.p.s2.: Como vem ocorrendo em todo o mundo, menos no Brasil.
Agora que você já está ambientado com a informação, vou transcrever abaixo os takes do programa com a notícia na íntegra:

LAUDA DE RÁDIO


Redator: Ingrid Thomas Data: 26.03.2009
Retranca: Preço da Gasolina Programa: Jornal da Metodista
Validade : Hoje Tempo : 40´
Fonte: G1

+ Banco Central reafirma que preço da gasolina pode cair este ano

+ O Comitê de Política Monetária (COPOM), informou em sua reunião que não descarta a hipótese de redução no preço do combustível.

+O orgão afirma que a deflação do petróleo pode contribuir para a diminuição da gasolina no país.

+A reunião ocorreu quando os juros básicos caíram de um vírgula cinco ponto percentual, para onze vírgula vinte e cinco por cento ao ano.

+O presidente Lula disse que qualquer alteração depende de uma avaliação nas finanças da Petrobrás.

+Ele afirma ainda que isso não está em discussão, fazendo referência a importância do superávit primário.

......................................

Este foi o meu texto.

Quando cheguei ao estúdio me senti meio "tô com meda"...rs.Entrei junto com dois colegas.Na cabine acústica continham : uma bancada, três microfones e três cadeiras. Me sentei e como eu era a Locutora 1, cabia a mim abrir o jornal e dar início ao programa.Coloquei o fone no ouvido, o técnico de som rodou a vinheta, e meu coração batia num ritmo epilético."Ao meu sinal você abre" disse ele.Eu , óbvio, pensei: F o d e u u u !rs
Pois eu abri, não gaguejei, tive uma ótima empostação de voz e de tom (milagre pra essa voz desafinada), fiz com destreza cada take, as passagens ( que são aquelas nas quais falamos do tempo, das horas) e a finalização do programa também. Saí de lá, e á porta estavam dois colegas que ouviram e me elogiaram. Ah, pensa...eu inflei !
O fato é que diante disso tudo, eu sinto um feeling que corre na veia pra esse negócio. Puxa vida, como eu amo cada pedacinho dessa ciência, dessa profissão tão linda.Penso em como é bom nascer com vocação e saber dela.Eu tenho esse prazer -que é de poucos.
Cheguei em casa e reapresentei o jornal á Ana, minha grande incentivadora- e crítica,por que ela me esfola vez em s e m p r e -, e depois á minha família, que acredita em mim, apesar dessa voz horrível.Voz essa que foi muito E L O G I A D A.
p.s3.: Só retifiquei o elogio á minha voz por que alguns amigos músicos me alopram, dizendo que eu tenho o "dom de desafinar".Certifico a vocês, caros cantores, que meu dom pode não ser lúdico e sensível como o de vocês, e não o é.Mas a informação precisa de uma voz com paixão e certeza e nisso minha nota foi 10.

Um beijão a todos.

Guigui

Um comentário:

Anônimo disse...

Ahh... olha a menininha...
Evoluindo nas prosas, hein!? Parece que fez as pazes com a nossa amiga "vírgula"... Arrasou!
E qnt a profissão: Fato q vc nasceu pra isso, mas n esquece q diamantes precisão ser lapidados, tah!? A gnt sempre tem muito pra aprender...
beijosss